Alimentos energéticos e a dieta de 21 dias

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso corpo e, portanto, são alimentos energéticos . A fonte de energia que compõe os carboidratos é um componente fundamental de uma dieta balanceada. A função desses nutrientes é fornecer ao nosso corpo a energia necessária ao realizar qualquer atividade.

Alimentos energéticos na dieta de 21 dias

Ao aumentar a quantidade de exercício físico que fazemos, é necessário consumir uma quantidade maior desses alimentos.

Os alimentos que trazem mais energia para o nosso corpo são aqueles que contêm carboidratos. Alguns alimentos ricos em carboidratos são massas e batatas. Alimentos com carboidratos são essenciais em uma dieta para atletas porque eles fornecem energia para o consumo rápido que esse tipo de atividade requer.

Alimentos energéticos que contêm carboidratos, já que são nossa principal fonte de energia , devem estar presentes em qualquer dieta. Carboidratos são compostos de moléculas simples que se combinam para formar dois tipos diferentes de carboidratos: amidos e açúcares. Essas moléculas simples são chamadas de sacarídeos.

Carboidratos simples

Os carboidratos simples ou açúcares são compostos de uma ou duas moléculas de sacarídeos ligados cujos nomes são monossacarídeos ou dissacarídeos. Seu sabor é doce e sua absorção é rápida. Alguns dos alimentos energéticos que são ricos em açúcares comuns são: cana-de-açúcar. o açúcar encontrado no leite, sacarose e frutose, açúcar que pode ser encontrado em frutas.

Carboidratos complexos ou alimidonas, são formados por 10 moléculas de sacarídeos, cuja absorção é mais lenta e é a fonte de energia mais importante . Esta fonte de energia pode ser obtida de vegetais como frutas, arroz, macarrão, amido, milho e aveia.

Alimentos ricos em carboidratos

Aveia e arroz, batata, batata doce e vegetais, produtos de cereais como massas, pão e frutas como bananas, maçãs e pêras são alimentos ricos em carboidratos e, portanto, alimentos energéticos. que fornecem a energia que nosso corpo precisa.

Atletas, profissionais ou amadores, antes de fazer um esforço físico, é recomendado que consumam uma boa quantidade de carboidratos para ter uma reserva de energia para o consumo rápido. Esta energia pode ser obtida, por exemplo, tomando um prato de massa ou comendo pão, frutas e derivados.

Cuidado ao fazer a dieta 21 dias, nela você precisa evitar o consumo exagerado de alimentos energéticos.

Energia de consumo gordo e lento

Outra importante fonte de energia é a gordura. A gordura é uma importante fonte de energia porque fornece energia ao criar substâncias químicas, como hormônios. Ao contrário dos carboidratos, os alimentos que contêm gordura fornecem reservas de energia de longo prazo .

A importância das gorduras varia de acordo com o tipo de ácidos graxos. As gorduras são classificadas como insaturadas e saturadas. Por sua vez, as gorduras insaturadas são divididas em poliinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras insaturadas são geralmente de origem vegetal, ocorrem em estado líquido e não são prejudiciais ao nosso sistema circulatório, pois não entopem as artérias. Gorduras saturadas, de origem animal, geralmente ocorrem no estado sólido e podem danificar nosso sistema circulatório , entupindo nossas artérias.

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