Formas de combater o estilo de vida sedentário no trabalho

Trabalhar em casa é, a priori, muito gratificante. Ser seu próprio patrão, organizar o trabalho de acordo com sua conveniência e marcar suas próprias programações é o sonho de milhares de pessoas, mas tem seu lado negativo. Quantas horas você passa sentado? Tem tempo para desconectar e se exercitar? A maioria das pessoas que trabalham em casa faz isso na frente do computador. A Internet levou ao chamado trabalho remoto, que se traduz em passar longas horas sentado com uma visão fixa na tela. E isso traz consequências: dor nas costas, problemas visuais, estagnação, estresse devido à falta de exercícios, perda de condicionamento físico e, muitas vezes, ganho de peso. Isso é o que se chama de trabalho sedentário e é objeto de preocupação entre as autoridades de saúde. O exemplo da Apple Em empresas como a Apple, levamos este problema muito a sério. Seu empresário, Tim Cook, equivale a sentar com um novo tipo de câncer, e é por isso que ele promoveu uma série de mudanças. Para começar, os funcionários têm áreas especiais para trabalhos em pé. Dessa forma, eles não ficam muito tempo e não param de executar suas funções na frente do computador. Outro recurso que eles usam é o relógio inteligente. O mecanismo os avisa a cada hora para deixar o assento e levantar-se, pelo menos por 10 minutos. Jardins, móveis ergonômicos e áreas de lazer completam o equipamento da Apple para criar um ambiente de trabalho saudável. Alguns centros deste tipo têm até um ginásio. O que podemos fazer? Não é necessário trabalhar na Apple ou no Facebook para cuidar da nossa saúde no local de trabalho. Se você é freelancer e trabalha em casa, também pode fazer sua parte; é apenas uma questão de autodisciplina e nosso corpo irá apreciá-lo. Faça pausas e incorpore o movimento Não há diretriz universal em termos de pausas; Cada um tem que encontrar a fórmula que melhor lhes convier, mas seria aconselhável levantar-se alguns minutos pelo menos a cada duas horas. Além de caminhar um pouco, é aconselhável girar os ombros, girar os punhos e fazer o mesmo com o tronco. Outro bom exercício é levantar os joelhos no peito alternadamente. Desta forma, estaremos esticando a parte inferior das costas. Enquanto estamos sentados, também podemos esticar os músculos do pescoço. Isso ajudará a relaxar a área cervical. Não faria mal algum exercício relaxar a vista, como dirigir os olhos da esquerda para a direita e de cima para baixo, e focar a visão em direção a objetos localizados em diferentes distâncias. Beba muita água Mesmo se não tivermos sede, é importante manter-se hidratado durante todo o dia de trabalho. O hábito de colocar uma grande garrafa de água na mesa e consumi-la durante o dia nos ajudará a controlar o que bebemos. Higiene postural Veja como se sente no computador. Costumamos colocar o peso na frente da cadeira, o que provoca dor nas costas e deforma o assento. Tente colocar as costas contra o encosto e mantê-lo em linha reta. Também é aconselhável colocar um suporte no chão para que os joelhos fiquem em um ângulo confortável. E tente que os braços formem um ângulo de 90 graus em relação ao teclado. Isso ajudará a esticar os ombros.

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